Profissionais

No que diz respeito ao nosso público interno, o ano de 2014 foi marcado por uma medida de impacto sobre a organização. Realizamos uma mudança nos processos e critérios de avaliação do desempenho de nossos profissionais – vital ao projeto de sermos, cada vez mais, um escritório de alta performance. Denominada Diálogos do Desenvolvimento, a avaliação tornou-se mais moderna (online e presencial) e, ao mesmo tempo, mais simples e adequada à realidade do escritório.

À exceção dos sócios que seguem outra dinâmica de avaliação, todos os demais profissionais – cerca de 730 – dos escritórios de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo foram avaliados por essa nova ferramenta em 2014, e o processo foi bem aceito. O objetivo é que as avaliações disseminem a prática do feedback e o consolidem como um valor vital da cultura organizacional do Mattos Filho. O desafio, daqui em diante, é que o diálogo proporcionado pelo novo sistema contagie ainda mais todos os níveis de gestão, contribuindo, assim, para o fortalecimento de nossa cultura.

Ainda do ponto de vista do desenvolvimento humano, a Academia Mattos Filho, nossa universidade corporativa lançada em 2011, funciona como um portal de treinamento e gestão do conhecimento. Muitos dos cursos são ministrados pelos próprios sócios, a maioria deles, professores das melhores universidades do país. A Academia realiza treinamentos que contribuem tanto para a formação técnica quanto comportamental.

Durante 2014, a Academia ministrou um total de 210 horas/aulas sobre temas variados. Uma das iniciativas de grande repercussão foi o curso sobre advocacia pro bono, com duração de uma semana, ministrado por professores da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo. Esse curso foi acompanhado por treinamento online. A Academia, aliás, mantém disponíveis em plataforma virtual mais de 150 conteúdos, todos alinhados às diretrizes estratégicas do escritório.

Nossa política educacional, por sua vez, subsidia a formação e o aprimoramento de nossos profissionais, mediante necessidades de desenvolvimento específicas para as funções exercidas no escritório. Em 2014, 157 deles foram beneficiados com cursos de pós-graduação (23% dos casos); graduação (14%); aperfeiçoamento de curta duração (14%); idiomas (35%); entre outros.

Esses investimentos têm se mostrado assertivos diante do crescente número de profissionais e sócios do escritório. Durante 2014, o número de novos sócios aumentou 14,8%, o de advogados, 14,6%, e o de estagiários, 30,5%. No ano passado, 92% dos estagiários foram efetivados e, ao longo dos últimos três anos (2012, 2013 e 2014), 40 novos trainees foram admitidos no escritório.

Lançado de maneira pioneira em 2012, o Programa de Trainee Mattos Filho exibe sólida proposta e tem como premissa o job rotation entre as práticas mais tradicionais do escritório – Societário, Contencioso e Arbitragem, Tributário e uma quarta à escolha do trainee. Com essa vivência, o jovem tem uma visão global de um escritório de assessoria jurídica e conhece as diversas possibilidades de atuação de um advogado empresarial. A partir do segundo ano no programa, o trainee define uma área de maior afinidade para imersão. Com o apoio dos mentores do Mattos Filho, o grupo é orientado em suas atividades para aprender novas competências e é avaliado ao término de cada ciclo, dentro de um processo sistêmico.

Outro ponto de atenção do escritório é a saúde de nossos profissionais. Cabe ao Programa Bem-Estar coordenar iniciativas que incluem o apoio a três times de futebol, aos corredores assessorados pela empresa Run&Fun e, também, aos inscritos em provas de corrida de rua. Somadas todas as participações nessas modalidades são, no total, 280 integrantes entre os escritórios paulistano, carioca e brasiliense.

Em 2014, pela primeira vez, aconteceu o Circuito Saúde, programa preventivo em parceria com a Qualicorp, Run&Fun e a BioM Nutrição. Por meio de um mapeamento detalhado, cada um dos 458 participantes recebeu um breve diagnóstico, que incluiu índice de bioimpedância, além de orientação nutricional e esportiva.

Outra ação diferenciada foi o reforço à campanha Outubro Rosa. O escritório realizou a segunda edição da Pink Friday Mattos Filho, com atividades que engajam os profissionais na conscientização e prevenção do câncer de mama. Após café da manhã, simultaneamente nos escritórios de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, os profissionais assistiram à palestra da blogueira Deborah Aquino, autora do Blog da Debs, que aborda assuntos relacionados à alimentação saudável e atividade física. Debs, como é reconhecida no universo online, foi recentemente diagnosticada com câncer de mama. Desde então, reforça a importância da realização de exames preventivos por meio de eventos e sua página na internet. Mais: nosso prédio de São Paulo foi destaque na Avenida Paulista pela iluminação cor de rosa no período.

Em 2014, foi criada uma rede de relacionamento para restabelecer contato com ex-profissionais do escritório, além de proporcionar oportunidades de troca de experiências e novos negócios. Com esse propósito, o escritório lançou a plataforma Alumni no site do Mattos Filho, que permite avançar nas interações dos integrantes deste grupo, que desde ano passado estão reunidos em uma comunidade virtual na rede LinkedIn. A partir de 2015, os alumni passam a receber, periodicamente, notícias institucionais, convites para eventos, memorandos das áreas de interesse e informações de vagas.