Seguros, Resseguros e Previdência

Um setor da economia brasileira que apresentou particular movimentação ao longo de 2014 foi o mercado de Seguros, Resseguros e Previdência. O Mattos Filho possui tradição sólida também nessa área. Naquele que provavelmente tenha sido o fato mais relevante do ano nesse segmento, o escritório prestou consultoria jurídica para o grupo ACE na compra da carteira de grandes riscos da Itaú Seguros, por 1,5 bilhão de reais.

A aquisição transformou a ACE na maior fornecedora de seguros de grandes riscos do Brasil, bem como na maior compradora de resseguros. Em um trabalho altamente coordenado, que, além de Seguros, Resseguros e Previdência, envolveu também as práticas de Societário e Concorrencial, o Mattos Filho conduziu a transação, incluindo assistência e orientação na estruturação do acordo, due diligences, elaboração e negociação dos contratos e assessoria nos aspectos regulatórios da operação.

Além disso, também em 2014, a Zurich Seguros comprou a exclusividade de direitos para a venda de seguros na rede varejista Via Varejo (resultante da fusão das redes Casas Bahia e Ponto Frio). Nesta, que foi a maior operação de compra de balcão de que se tem conhecimento no país, a Zurich Seguros foi assessorada pelo Mattos Filho em assuntos estratégicos.

A prática de Seguros, Resseguros e Previdência, ao longo de 2014, teve seu time reforçado com três novos sócios: Camila Leal Calais e Luciana Dias Prado, que atuam tanto em questões regulatórias cotidianas da área quanto em suporte regulatório em operações de fusão e aquisição e reestruturação societária; e Cassio Gama Amaral, que contribui com o maior desenvolvimento do contencioso especializado e da atividade de regulação de sinistros.

A área, que tem crescido no escritório a cada novo exercício, mantém perspectivas de evolução para o setor em 2015. Especificamente no que tange à atuação em sinistros e contenciosos de seguro, o Mattos Filho vislumbra grande atividade face ao recrudescimento do cenário econômico do país.